Garantia aluguel para locatário é a mesma coisa que Fiança Locatícia.

Garantia aluguel para locatário é a mesma coisa que Fiança Locatícia.

Garantia aluguel para locatário é a mesma coisa que Fiança Locatícia.Garantia aluguel para locatário é a mesma coisa que Fiança Locatícia. A fiança pode ser fornecida de várias formas. Você pode pedir a um conhecido ou parente que seja proprietário de dois imóveis quitados e sem nenhuma pendência judicial que seja seu fiador.

 

Ele garantirá o pagamento do aluguel caso vc fique inadimplente e se responsabiliza pela sua locação caso vc não cumpra o contrato. Quando vc não paga o fiador é acionado para pagar em seu lugar, por isso hoje em dia está muito dificil conseguir que alguém se disponha em ser seu fiador visto que ele dá um imóvel em garantia que pode ser levado a leilão em ação judicial de cobrança.

Você pode optar pelo Seguro-Fiança feito por um segurador que parcela em 12 vezes renovado automaticamente caso seu contrato de locação tenha prazo acima de 12 meses no contrato. O valor deste seguro corresponde a um aluguel e meio mais as taxas de iptu e condominio, mais um valor determinado pela seguradora para cobrir despesas de reforma do imóvel caso vc o abandone. Acaba saindo o correspondente a dois aluguéis mensais. É bastante caro e o mais utilizado. Vale lembrar que ele é um seguro em que o beneficiario é o locador e não vc e não é devolvido caso vc pague em dia. O titulo de Capitalização é outra opção, soma-se 12 meses de aluguel mais taxas e vc adquiri o titulo a vista. No final da locação vc recebe tudo que pagou mais juros de 3% ao ano e a TR, devolta. É vantajoso porém é para quem tem dinheiro para pagar.

Tem a fiança bancária para contratos de 12meses em que o banco é seu fiador e o valor é o mesmo do titulo de capitalização fiança locatícia e por fim tem a Caução Fiança em que o locador lhe pede 3 aluguéis mais taxas e vocês abrem uma poupança pública em nome de ambos e depositam o dinheiro. No final da locação se vc não deve nada, recebe devolta descontado os gastos com a entrega do imóvel (em caso de reforma ou débito a quitar), é o menos utilizado pelos proprietários.

Se vc não tem nenhuma fiança o locador pode lhe alugar mediante pagamento do aluguel antecipado. Qualquer outra forma que lhe proporem é ilegal e não deve ser aceita por você. Tudo isso vale para o locatário. Como vc não deu maiores explicações na pergunta tem tb o aluguel garantido que tb chamamos de garantia de aluguel. Este vale para o proprietário e a imobiliária que irá administrar a locação do imóvel garante por um prazo de 1 a 3 meses o pagamento do aluguel ao proprietário. Significa que se o locatário não pagar o aluguel a imobiliária paga para o proprietário e quando cobrar do locatário os atrasados fica com os juros. Neste caso o proprietário tem que autorizar a imobiliária a acionar o locatário judicialmente caso ele entre em divida por mais de um aluguel. Você paga por isso uma taxa sobre o valor do aluguel em torno de 12 a 16% e depende de cada imobiliária determinar o que será cobrado. Tem algumas que exigem 20% para garantir o pagamento devido ao risco que corre. Não acho uma boa idéia e acho uma exploração com o proprietário.

Garantia aluguel para locatário é a mesma coisa que Fiança Locatícia.