Conta Pool ou Vinculada

Conta Pool ou Vinculada

Entenda as formas da administradora gerir o dinheiro do condomínio A conta vinculada é aquela em que está só o dinheiro do seu condomínio. Pode-se escolher entre dar uma procuração à administradora para emitir cheques desta conta, ou só o síndico poder assiná-los. Em alguns casos, para evitar fraudes, há a opção de tornar obrigatória a assinatura de ambos para cada cheque emitido. A conta pool tem o dinheiro de vários condomínios da administradora. Esta tem se tornado uma prática comum. Entretanto, seu maior risco são as fraudes, pois não se pode controlar a movimentação pelos extratos, apenas pelo relatório da administradora. Verifique, se esse for o caso, critérios como solidez, tradição, transparência e se há lisura na prestação de contas por parte da administradora. Como vantagem, esse tipo de conta permite a redução de gastos com taxas bancárias, desburocratização e agilidade operacional por parte da administradora. É conveniente ter contas separadas para despesas ordinárias e despesas extraordinárias. Dessa forma, é mais fácil para síndicos e moradores acompanharem as movimentações financeiras do prédio. No caso da conta pool, pode-se deixar apenas a receita ordinária, direcionando a extraordinária para uma conta vinculada. Por gerar mais trabalho e taxas bancárias, em geral a conta vinculada pode encarecer o contrato com a administradora.Entenda as formas da administradora gerir o dinheiro do condomínio

A conta vinculada é aquela em que está só o dinheiro do seu condomínio. Pode-se escolher entre dar uma procuração à administradora para emitir cheques desta conta, ou só o síndico poder assiná-los.

Em alguns casos, para evitar fraudes, há a opção de tornar obrigatória a assinatura de ambos para cada cheque emitido.

A conta pool tem o dinheiro de vários condomínios da administradora. Esta tem se tornado uma prática comum. Entretanto, seu maior risco são as fraudes, pois não se pode controlar a movimentação pelos extratos, apenas pelo relatório da administradora.

Verifique, se esse for o caso, critérios como solidez, tradição, transparência e se há lisura na prestação de contas por parte da administradora.

Como vantagem, esse tipo de conta permite a redução de gastos com taxas bancárias, desburocratização e agilidade operacional por parte da administradora.

É conveniente ter contas separadas para despesas ordinárias e despesas extraordinárias. Dessa forma, é mais fácil para síndicos e moradores acompanharem as movimentações financeiras do prédio. No caso da conta pool, pode-se deixar apenas a receita ordinária, direcionando a extraordinária para uma conta vinculada.

Por gerar mais trabalho e taxas bancárias, em geral a conta vinculada pode encarecer o contrato com a administradora.

Conta Pool ou Vinculada